Faça sua encomenda!

Seja Bem-Vindo(a) ao Mundo do Sabor -
Aqui você encontra deliciosas receitas práticas ,
com gostinho de comida caseira
feitas com muito amor e carinho.
Além de tudo um pouco de prosa
falando do que amo,
do que sinto com muita simplicidade.



Telefone para encomendas : 8770- 9961(Oi)


Se Deus é por mim ,quem será contra mim?Jesus nos protege sempre.

Quer seguir meu blog, ver novas postagens atualizadas?Então siga !!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Petit gatêau é no Mundo do Sabor!!!


Já há algum tempo que as meninas me pedem para fazer petit gatêau,os pedidos aumentaram depois que ela ouviram uma certa propaganda onde se cantava : "petit gatêau" é no ........rsrsrsrsrs,bom petit gatêau é no Mundo do Sabor.E fui preparar este bolinho que não é francês apesar do nome,pois petit gatêau quer dizer pequeno bolinho.(pronuncia-se peti gatô) é um pequeno bolo de chocolate com casquinha crocante e recheio cremoso  Foi criado por acidente nos Estados Unidos, quando um aprendiz de chefe de cozinha aqueceu demais o forno. Mesmo com o erro, os clientes adoraram a receita e assim popularizou-se nos restaurantes de New York na nos anos 90 e chegou ao Brasil em 1996. Atualmente, possui variações de recheio e ingredientes que não se limitam mais somente ao chocolate e podem ser de doce de leite, goiaba, tangerina ,capim santo, ou bebidas alcoólicas. 
Normalmente é servido com uma bola de sorvete de creme e cobertura de chocolate, porém variações podem ser uma surpresa muito agradável.O nosso petit gateau por exemplo foi servido com uma bola de sorvete de sonho de valsa,o maridão e as meninas deliraram.
Para fazê-lo, a temperatura do forno tem que ser a mais alta possível, e este ter sido pré-aquecido. Os bolinhos estarão prontos quando as bordas estiverem assadas e o centro apresentar textura mole, quando pressionada com o dedo.
Após assados, podem ser mantidos na geladeira por até três dias. Quando for servir, esquentar em forno a 150ºC por 3 ou 4 minutos.

 Minhas forminhas de petit gatêau:




Fui á procura de uma boa receita ,escolhi a dedo e foi no blog do chef Tiago Sodré que encontrei esta receita,nota 10:

 Ingredientes:

2 ovos inteiros

- 200 g de chocolate meio amargo

- 2 colheres de sopa de manteiga sem sal

- 3 colheres de sopa de açúcar

- 2 colheres de sopa de farinha de trigo

- 2 gemas

 

Modo de preparo:

Primeiro de tudo pré aqueça seu forno na temperatura máxima o normal é 280°C.
Agora eu vou derreter o chocolate com as duas colheres de manteiga e você pode fazer isso de 2 jeitos, o primeiro e colocando no microondas, muito fácil e rápido, quebre o chocolate em pedaços pequenos e coloque com a manteiga em um prato e coloque no microondas por 30 segundos , mexa bem , coloque mais um pouco e vá mexendo até que esteja completamente derretido, outra maneira e em banho maria.
Para fazer o banho maria coloque uma panela de água no fogo e arranje outro recipiente para colocar por cima, pode ser outra panela menor, algumas dicas importantes, a panela ou recipiente não pode encostar na água. E muito cuidado para que não caia nem uma gota de água no chocolate ou ele não vai derreter mais.
Bata os 2 ovos e 2 gemas com o açúcar até formar uma espuma bem leve.  Acrescente o chocolate e mexa até dissolver, quando for entrar com a farinha, uma pequena dica, pegue um pouco da mistura e coloque junto com a farinha, mexa ate virar uma massinha e encorpore na mistura desse jeito você não fica com pelotinhas chatas de farinha na massa.
Para as forminhas, você pode usar qualquer tipo de forma de empada, forminhas de silicone, ou alguma outra que tiver em casa.
Unte as formas primeiro com óleo e farinha, e coloque uma rodelinha de papel manteiga no fundo da forma para evitar mais ainda do petit gateau grudar.

Agora encha as forminhas até a metade e coloque no forno por 5 a 10 minutos dependendo da temperatura.
Para saber se ele está pronto, deve estar molinho no meio e duro nas bordas.


Deixe descansar por 2 minutinhos, passe uma faca com cuidado em volta, desenforme em um prato e sirva.

Dicas para o Petit Gateau:

- Sirva com sorvete de sua preferência;
- Substitua a farinha para untar por cacau em pó;
- Experimente fazer com chocolate branco.

Não deixe de fazer,delíciiiaaaa. 

4 comentários:

Andréa Santana disse...

RECEITA MARAVILHOSA E FÁCIL,COM CERTEZA SUAS FILHAS ADORARAM, HUMMMMMMMMM!
RECEITA COPIADA, VALEU AMIGA!

BEIJOS E ÓTIMO FIM DE SEMANA!

Dalva Nascimento disse...

Você acredita que minha filha ama petit gatêau e eu nunca fiz, que mãe sou eu? veja que relaxamento! Não tenho as forminhas! Já sei, vou pedir a ela pra comprar rsrsrs. Ter filha vegetariana e de paladar exigente e o resto da família carnívoro é pau, tem dia que fico imaginando o que fazer pra ela pra não ficar repetitivo, então fico doidinha, no bairro que moro não tenho muitas opções de compra, aí fico inventando umas gororobas que no fim da certo. Beijos querida.

Sáude & Decoração disse...

Olá, Amiga Blogueira!

Adorei seu blog, ,já virei seguidora e estarei sempre por aqui.

Faço um convite para conhecer meu cantinho de artes e torna-se seguidora para acompanhármos as atualizações uma da outra e não perdermos o contato.

saudeedecoracao.blogspot.com

até a próxima!!!

Mundo do Sabor disse...

Andréa - gostaram muito.

Dalva Dalva , se não tiver as forminhas próprias pode fazer nas forminhas de empada, o resultado final na hora de provar é que vale mais,né?Gororobas??Seuas receitas são deliciosa


Saúde e DEcoração - visitei seu blog e deixei um recadinho.

Beijinhos