Faça sua encomenda!

Seja Bem-Vindo(a) ao Mundo do Sabor -
Aqui você encontra deliciosas receitas práticas ,
com gostinho de comida caseira
feitas com muito amor e carinho.
Além de tudo um pouco de prosa
falando do que amo,
do que sinto com muita simplicidade.



Telefone para encomendas : 8770- 9961(Oi)


Se Deus é por mim ,quem será contra mim?Jesus nos protege sempre.

Quer seguir meu blog, ver novas postagens atualizadas?Então siga !!

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Abafabanca de maracujá







Estamos no verão.... o maior calor, e também no carnaval, onde gasta-se muita energia, então porque não refrescar-se e ao mesmo tempo acalmar-se para no próximo dia, começar tudo de novo???
Se você tiver crianças em casa,pode fazer abafabanca sabor maracujá com formas de gelo no formato do cabeção do Mickey Mouse,minhas meninas adoraram, e porque não dizer,eu também!!!
No meu tempo não tinha destas formas divertidas, mas eu me divertia assim mesmo!
Olha como eram as formas de gelo do meu tempo,em alumínio e com alavanca:





Popular principalmente na década de 70 e 80 na Bahia, a abafabanca é a dica saborosa para preparar durante o verão para as crianças. Mas você não sabe o que é abafabanca? Vou explicar:
- Abafabanca é gelo com sabor de frutas. É muito simples de preparar porque é só colocar o suco em forminhas de gelo. Era o sorvete dos pobres de antigamente hahahahaha, fiz muito quando eu era criança,e também tinha uma vizinha D. Estelita, que vendia muitooo, levava minha caneca de plástico daquelas enormes, e painho me dava muitas moedas, e lá ia eu comprar a abafabanca mais deliciosa do mundo,êta coisa boa.
Fiquei muito triste quando outro dia, vi as duas avenidas, a Garcia e a Madureira , transformadas, num enorme viaduto, onde antes tinha árvores frutíferas, que eu subia quando criança.... muitas vezes fazíamos abafabanca ,dos frutos delas, de goiaba, abacate,manga....Foi embora a avenidazinha de casas coloridas, onde passei minha infância querida,a horta com produtos fresquinhos sem agrotóxicos,tão bem cuidada por Sr. João, Sr. Manoel , D. Laurinda e D.Cidália, portugueses que cultivavam hortaliças,primeiros comerciantes do bairro, daí o motivo de eu amar saladas.
Foi-se um lugar....ficou uma história ,pois na memória dos que viveram nesta época,havia um lugar muito simples, muito lindo onde pessoas foram felizes,onde histórias bonitas se iniciaram e nunca terão fim,pois vivem sempre na memória de quem as vivenciou!!

Abafabanca de maracujá


Ingredientes :

5 maracujás maduros
água gelada
açúcar a gosto ou adoçantes para os diabéticos ou em dieta 

Modo de fazer

Compre 5 ou 6 maracujás - do tipo amarelo. Eles precisam estar enrugados, mas não passados. Não deixe a aparência lhe confundir, pois eles precisam estar bem maduros para fazer o suco.
Corte cada um deles na metade, tire a polpa com uma colher e coloque-a no liquidificador.
Adicione aproximadamente o triplo de água ,se quiser mais grossinho e é desta forma que vamos utilizar para fazer a abafabanca, coloque só o dobro,e ligue o liquidificador por cerca de um minuto. As sementes pretas vão se separar da polpa. Não bata muito, ou as sementes irão se quebrar e criar uma mistura granulada.
Coloque a mistura em uma jarra ou vasilha grande com uma peneira para pegar as sementes. Pressione a mistura na peneira para tirar todo o suco.




Adicione mais água gelada novamente até ficar do seu gosto (vai de cada um, não gosto muito forte, senão durmo o dia inteiro)agora coloque açúcar a gosto. Use uma colher de chá para provar o suco, até que você obtenha a quantidade certa de açucar. Pode ser que você ainda precise adicionar mais água, mas faça isso com cuidado, para não deixar o suco muito fraco.
Escorra o suco por um funil, coloque-o em uma jarra ou garrafa e ponha nas cubas de gelo. 5 maracujás vão render cerca de 2 litros e meio de suco; por isso, certifique-se de que sua garrafa é grande o suficiente.Utilizei a garrafa de 3 litros que ganhei  da Plasvale,perfeita para colocar bastante suco.Aqui você pode ver a linha de utensílios da Plasvale,que vai facilitar a sua vida e deixar a sua cozinha muito mais charmosa!!

O restante do suco, beba logo após tirar da geladeira, com gelo ou em um coquetel com rum ou vodka,para quem gosta de alcóol

Dêem uma olhadinha no Kit verão da Plasvale, está esperando o que, para comprar???


  • DICAS IMPORTANTES :
  • o suco e a água podem se separar. Se isso acontecer, agite a garrafa ou mexa o suco na jarra para misturar novamente.
  • Seu suco de maracujá irá durar provavelmente cerca de 5 dias na geladeira.
  • Para aqueles que estão prestando atenção nas calorias ou têm diabetes, um adoçante pouco calórico pode ser usado no lugar do açúcar.
  • Se você não tem um liquidificador (e tem muita paciência), dá para fazer o suco se você bater a fruta com um garfo na jarra.
  • Certifique-se de que sua jarra ou garrafas estão realmente limpas, principalmente no gargalo.


9 comentários:

sadhia disse...

amiga que delicia ... amei eu fazia muito mas não sabia que era este nome amiga parabens ameiiii lembrar da minha infancia bjus doces

Mundo do Sabor disse...

SAdhia,

É sempre bom lembrarmos da nossa infância, aqui em Salvador-Bahia, tem este nome, mas em São Paulo deve ser outro.rsrsrs


Beijoos

Anônimo disse...

Bom lembrar dsssas coisas do meu tempo de criança, aqui em São Paulo o nome é geladinho, se for no saquinho é sacolé.Obrigado por me lembrar desses momentos chupando abafabanca de coco fresco, que minha avó fazia.Beijos Conceição Mota.Hj. moro em São Paulo há 43 anos ,mas não deixo de visitar meus familiares ai em Salvador.

Nayara disse...

Já tive essa forma de gelo! Bem antiga! Aposto que não dá tua época! Tudo de bom, e uma semana abençoada!

Mundo do Sabor disse...

Conceição Mota,

Fiquei muito feliz por minha postagem ter reavivado a sua memória de infância, também sinto muita saudades deste tempoooo!Mas o importante é que nossa infância foi feliz,e podemos lembrá-la com alegria e saudades.

Beijos e volte sempre.

Mundo do Sabor disse...

Oi Nayara,

Pode até não ser da minha época, mas minha mãe tinha,foi do enxoval dela de casamento!!!rsrsrsrsrs
Uma semana abençoad apara você também, beijooos

Anônimo disse...

Bom Dia,fiquei feliz por ter me respondido,boa semana pra vc. E que Deus iluminu sua mente,para nos enviar receita nova,kkkkkkkBjs. Conceção Mota.

Mundo do Sabor disse...

Mesmo que demore um pouquinho ,respondo sempre.Vocês que abrilhantam o Mundo do Sabor.Como não tratar com carinho e atenção??? beijooos

Unknown disse...

Nossa voltei ao tempo de criança mãe fazia bafa banca na cuba de alumínio a anos não ouso esse nome bafa banca me emocionei parabéns a vcs que anunciaram está receita antiga.